terça-feira, 31 de julho de 2007

evangelismo

PODER PARA EVANGELIZAR


INTRODUÇÃO



Antes de tudo, gostaria de considerar,que evangelização é tarefa funcional da Igreja.Não é “anomalia” mais é o funcionamento normal e saudável da igreja.É estarmos imbuídos,da maior tarefa ,destinada à igreja-a evangelização.É continuarmos ,ou,seja dar continuidade ao ministério do Senhor.Segundo os entendidos o livro de Atos,termina de forma abrupta ,indicando continuidade .Isso é fato muitíssimo importante,porque os Atos do Espírito Santo,continuam com a Igreja.Será assim até a Volta de Jesus.
No entanto, não nos deixou o Senhor sozinhos e sem recursos para desincumbirmos da tarefa que dele recebemos.Deu-nos poder!At. 1.8.
Temos em cada um de nós a real presença e habitação do Espírito do Senhor. Somos habilitados por Ele !Isso é dito de forma muita clara na chamada Grande Comissão, Mt28.18-20;Mc16.15-16;At1.8
Contamos com o Espírito Santo na sublime tarefa de evangelismo!O que isso representa?Milagres ainda acontecem?Cessaram os dons espirituais?É o que veremos com a ajuda do nosso Parákleto!


1-FOMOS COMICIONADOS A EVANGELIZAR -Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; At 1.8

Comissionar é segundo ,os dicionários “delegar tarefa,encarregar,etc”.Dessa forma somos encarregados,ou seja ,mandados a Evangelizar.A tarefa é nossa !Mas qual seria essa tarefa?A resposta temos nos textos de Mt 28.18-20;Mc16.15-16;At 1.8.
“Ide e Ensinai,Ide por todo mundo e pregai o evangelho e sereis minhas testemunhas” A junção e estudo destas referencias ,nos fornecem a resposta.
Somos chamados para :


A. ensinar Mt 28.18-20

B.Pregar Mc 16.15-16

C.Testemunhar At. 1.8


*ENSINAR. Envolve dicipular,mostrar como se serve melhor ao Senhor.Como melhor agradar ao Senhor.O ensino da Bíblia e de suas Doutrinas.

*PREGAR. É anunciar, o “Evangelho”.Evangelho do grego –boas novas ,boa notícia.Deus realmente tem uma boa notícia para o homem .È nosso dever anuncia-la!Rm 3.23; 6.23 ; J o 3.16



E vangelizar é a apresentação de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo,de tal maneira que os homens possam confiar nele como Salvador,e servi-lo como Senhor, na fraternidade de Sua Igreja.
Wilian Temple.




*Testemunhar-Testemunhar é dar testemunho ,falar em favor de alguém,é confirmar a validade e utilidade de alguém ou alguma coisa.Fomos chamados para testemunharmos!Provamos a salvação e testemunhamos os seus ,efeitos e benefícios.Sl 51.13
Nas sábias palavras da escritora Luiza Walker: Na pregação, proclamamos (anunciamos publicamente) o evangelho e fazemos um apelo as pessoas a que abandonem os seus pecados e aceitem o Salvador.No ensino,explicamos as verdades do evangelho e ajudamos as pessoas a aplica-los em sua vida .No testemunho dizemo-lhes o que cristo fez por nós.





A evangelização tem também seus desdobramentos.Não se esgota no ato de falar de Cristo.Jesus disse “fazei discípulos”...Mt 28.19.
Devemos nos preocupar também com a integração que é definida como o ato de tornar o novo crente ,parte natural do corpo de Cristo. E também o discipulado , ou seja , o processo de formação espiritual do novo crente ,atravez do ensino bíblico adequado para esta fase ; deve ser prioritário para a Igreja.Segundo pesquisas de cada cem novos convertidos ,apenas cinco são batizados.Que a antiga frase não seja,tão verdadeira-a porta dos fundos é maior que a da frente!Devemos fazer caso de todos ,na igreja.Todos são importantes!Nas parábolas do cap.13 de Lucas vemos,que deve haver todo esforço para se recuperar as almas perdidas
Chama-me a atenção de forma especial, a mulher que perdeu sua draquima.Acendeu uma candeia ,varreu a casa...E nós o que estamos fazendo...?


II.FOMOS CAPACITADOS PARA EVANGELIZAR


Capacitar significa-tornar capaz, ou apto para determinado fim ou tarefa. Equipando. Municiando...
2Co 3.5-6;At. 1.8

E promessa do senhor ,que temos todos os recursos necessários ,para o desempenho de nosso trabalho.
“Recebereis poder!” O que é poder? Para que serve?Qual é a intenção do Senhor ao nos dar poder ?

A Bíblia nos dá a resposta. Poder na ARC é “virtude” vem do grego dunnamis .Em português temos derivações dessa palavra que nos ajudam,a entender melhor o seu significado.São elas “dinamite,dinâmico e dínamo”. A idéia é de um poder explosivo, gerador de energia e movimento. E exatamente isso que o poder do Espírito nos faz .Poder para testemunhar!
Vejamos alguns aspectos desse poder:

*O batismo com o Espírito Santo. Poderia ser definido como - o revestimento de poder ,para o serviço cristão.At 1.8,Lc 24 .49
“O batismo com o Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração,também ,por Ele efetuada”.BEP pág.1627 CPAD

*Temos também os dons. Poderia ser definidos assim –capacitação especial e graciosa da terceira Pessoa da Trindade,operando no crente.2Co 12


Poderiam ser agrupados assim:

*Dons de Conhecimento ,Palavra de sabedoria,Palavra de conhecimento e Discernimento de espíritos.

*Dons de Expressão – profecia, línguas e interpretação

*Dons de poder - fé, curas e milagres.

Temos também os meios da graça a oração, o jejum e a Palavra de Deus.
Referencias gerais Mt 6.9-ss; Jr 33.3; Jl 2.12; Jz20. 26; Ed 8.20-31; At 9.9




Tudo isso que tenho falado, pode ser teórico ou prático, depende de nos. Devemos sempre contar com a direção do Espírito At 8.26-40
Um evangelismo de poder deve ser feito em parceiria com Deus.Em sociedade com o Espírito,como diria o Pr.David Cho.





Um dos prazeres que pregação do evangelho produz é o de experimentar o poder divino:a convicção que o Espírito Santo está operando dentro de nós e através de nós.
Pr Billy Graham




BIBLIOGRAFIA

BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL,CPAD
Luiza Walquer,EVANGELIZACÃO DINAMICA,ED.VIDA
Antônio Gilberto, EVANGELISMO PESSOAL, CPAD.
Mayer Pearlman,CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BIBLIA ,ED.VIDA
Horton e Menzies,DOUTRINAS BÍBLICAS ,CPAD
David Yong Cho, A QUARTA DIMENSÃO, ED. VIDA.
Wane Gruden,TEOLOGIA SISTEMATICA ,ED .VIDA NOVA





Ev André Moreira
Licenciado em Teologia
Ministro do evangelho em Itumbiara Go
e-mail : aandremoreira@yahoo.com.br